top of page

Agora, somos RPPN

  • Writer: Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu
    Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu
  • Jul 12, 2022
  • 2 min read

O Diário Oficial do Executivo do Estado do Paraná acaba de publicar a edição digital número 11214, de 11 de julho de 2022 (páginas 42-43), na qual está publicada a portaria n° 222, de 8 de julho de 2022, do Instituto Água e Terra (IAT), reconhecendo o Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A partir de agora, na condição de área oficialmente protegida, a reserva passa a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).


“Com a criação da RPPN, concretizamos o sonho de perpetuarmos para as futuras gerações este espaço natural tão importante pelo patrimônio biológico que abriga, sobretudo a diversidade de aves, mas também uma infinidade de outras formas de vida animal e vegetal”, discorre Carlos Amaral, idealizador e proprietário do Observatório.


Outros benefícios ecológicos, sociais e econômicos também são gerados pela reserva, no olhar de Elisabeth Gebauer, proprietária da área e esposa de Carlos Amaral. “Já mapeamos aqui na área algumas nascentes, sendo apenas uma avaliada e certificada, com capacidade de vazão de 360 litros por hora, comprovando a abundância de recursos hídricos".



Após a criação da RPPN, um dos próximos passos que o casal pretende dar será a elaboração do Plano de Manejo. Trata-se de um processo de diagnóstico, estudos e análises para zoneamento e gestão da reserva. A partir de 2023, a RPPN também irá gerar receitas financeiras para a prefeitura de Piraquara. Isso ocorre graças ao ICMS Ecológico, mecanismo criado pelo Governo do Paraná em benefício de municípios que incentivem e mantenham Unidades de Conservação em seu território.


Leia mais:

· Neste link, conheça o documento que descreve as características biológicas, físicas e institucionais do Observatório Ornitológico. Este documento foi encaminhado ao Instituto Água e Terra como subsídio para criação da RPPN;

· Neste segundo link, veja as contribuições da área para políticas públicas e outros esforços no Brasil para a conservação da biodiversidade;

· E, no website, visite de novo as páginas Avifauna, Meio físico e biológico e Estrutura para conhecer mais detalhes da reserva.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

©2022  created by the Nascentes do Iguaçu Ornithological Observatory.

Photo credits: the authors of the photos are identified next to the images. When there is no identification, they are photographs from the collection of the Nascentes do Iguaçu Ornithological Observatory.

Click here to read our privacy policy

bottom of page