Avifauna

Abrigo para mais de 450 espécies

A área do Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu contribui para a conservação de ecossistemas utilizados por 458 espécies de aves, sendo 330 delas confirmadas e 128 potencialmente avistáveis no local [1].

 

Para demonstrar a expressividade da avifauna local, 44 espécies que ocorrem no Observatório estão incluídas na Lista Vermelha das Aves Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, conforme levantamento atualizado e publicado pelo governo paranaense [2]. Dessas 44, a Pararu-espelho (Claravis geoffroyi) é classificada como "regionalmente extinta". Outras 4 são classificadas como "criticamente em perigo", 16 "em perigo" e 23 como "vulnerável".

Catraca
Catraca

"Hemitriccus obsoletus" Brown-breasted Pygmy-Tyrant Fotografia: Maicon Molina

press to zoom
Cais-cais
Cais-cais

"Euphonia chalybea" Green-throated Euphonia Fotografia: Frederico Swarofsky

press to zoom
Gavião-tesoura
Gavião-tesoura

"Elanoides forficatus" Swallow-tailed Kite Fotografia: Fábio Mayer

press to zoom
Catraca
Catraca

"Hemitriccus obsoletus" Brown-breasted Pygmy-Tyrant Fotografia: Maicon Molina

press to zoom
1/21

O mesmo levantamento estadual informa adicionalmente um conjunto de espécies "quase ameaçadas", com 17 ocorrendo no Observatório Ornitológico. De modo igualmente complementar, é informada uma relação de espécies de aves com "dados insuficientes" sobre suas populações, mas que poderão ser incluídas na lista de ameaçadas quando informações atualizadas estiverem disponíveis. Desta última relação, 3 aparecem na lista do Observatório: Chibante (Laniisoma elegans), Tauató-passarinho (Accipiter superciliosus) e Tesourinha-da-mata (Phibalura flavirostris).

 

A publicação de listas de espécies ameaçadas é importante não só para aumentar a conscientização, como também para estimular a elaboração de medidas visando à proteção delas. Além do Governo do Paraná, outras instituições também publicam “listas vermelhas” da fauna e da flora. Exemplos são as listas publicadas, no Brasil, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e, em âmbito internacional, as publicações da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

 

Duas listas de aves que ocorrem no Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu são apresentadas nesta página. A primeira constitui um trabalho técnico-científico produzido pelo pesquisador Fernando Costa Straube [1] e traz a enumeração e qualificação de espécies de ocorrência potencial ou confirmada na área do Observatório. O ornitólogo compilou as informações com base em registros feitos em diversas visitas à área, entre setembro de 2020 e maio de 2021.

 

O segundo documento é uma publicação expedita que serve aos amantes de aves em geral. Esta lista foi estruturada com base no trabalho de Straube [1] e acrescentou as revisões feitas pela atualização da Lista de Espécies de Aves do Brasil [3], divulgada em julho de 2021 pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). A publicação do Observatório Ornitológico traz as 458 espécies relacionadas por Straube, com as correspondências entre nomes científicos e vernáculos populares em Português e Inglês.

 

Para ampliar o conhecimento sobre as aves que ocorrem no Observatório Ornitológico, sugere-se acessar o conteúdo das páginas de internet das plataformas WikiAves (Brasil) e da plataforma eBird, do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell – Estados Unidos. Ambos são bancos de dados colaborativos, nos quais são encontrados perfis completos das aves, incluindo informações sobre status de conservação, hábitos, dieta alimentar, área de ocorrência, fotografias, áudios de vocalização e outras informações. Uma recomendação complementar com o mesmo intuito de ampliação de conhecimentos é a segunda edição da “Lista comentada das aves do Brasil pelo CBRO”, que pode ser acessada em Português (http://doi.org/10.5281/zenodo.5138368) e Inglês (https://link.springer.com/article/10.1007/s43388-021-00058-x).

Referências:

 

[1] STRAUBE, Fernando C. Lista preliminar das aves do Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu (Recreio da Serra, Piraquara, Paraná). Curitiba: Hori Consultoria Ambiental, 2021 (manuscrito inédito)

[2] PARANÁ, Governo do Estado do. Lista de Espécies de Aves pertencentes à Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná - Decreto 11797, de 22 de novembro de 2018. [s. d.]. Disponível em: https://www.casacivil.pr.gov.br

[3] PACHECO, José Fernando; SILVEIRA, Luís Fábio; ALEIXO, Alexandre; AGNE, Carlos Eduardo; BENCKE, Glayson A.; BRAVO, Gustavo A.; BRITO, Guilherme R. R.; COHN-HAFT, Mario; MAURÍCIO, Giovanni Nachtigall; NAKA, Luciano N.; OLMOS, Fabio; POSSO, Sérgio R.; LEES, Alexander C.; FIGUEIREDO, Luiz Fernando A.; CARRANO, Eduardo; GUEDES, Reinaldo C.; CESARI, Evaldo; FRANZ, Ismael; SCHUNCK, Fabio; DE Q. PIACENTINI, Vitor. Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee—second edition. Ornithology Research, v. 29, n. 2, p. 94–105, jun. 2021. DOI 10.1007/s43388-021-00058-x. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s43388-021-00058-x. Acesso em: 4 ago. 2021.