Quem somos

O Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Está situado no Recreio da Serra, município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná, Sul do Brasil.

Constituído pelo casal Carlos e Elisabeth Soares, o Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu foi idealizado tendo como princípio o cumprimento de finalidades de proteção e conservação de uma área primitiva de Mata Atlântica, de sua rica biodiversidade e do manancial de águas. Para viabilizar a manutenção de longo prazo, os proprietários da Reserva Natural estabeleceram outras finalidades. A primeira representada pela busca de parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisa científica, sobretudo envolvendo a fauna e flora locais. A segunda com organizações interessadas em obter certificação ambiental.

O Observatório integra o conjunto de mais de 110 áreas protegidas que formam a Grande Reserva Mata Atlântica, um esforço multi-institucional para a conservação do maior bloco remanescente do bioma. Em sintonia com esse esforço, a área do Observatório Ornitológico funciona como zona de amortecimento e manutenção de ecossistemas montanos e altomontanos no limite ocidental da Grande Reserva, na Serra do Mar. Para ilustrar um pouco da relevância de sua biodiversidade, foram levantadas 458 espécies de aves com ocorrência confirmada ou potencial nos quase 13 hectares de ambientes da reserva.

 

Complementarmente aos propósitos de conservação da biodiversidade, outra razão para a existência do Observatório Ornitológico está em seu nome. A reserva abriga as nascentes do rio Iraizinho, que segue para o rio Iraí. Ambos, fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Iguaçu, rio que, depois de percorrer 1.300 quilômetros de leste a oeste do Estado do Paraná, forma uma das “Sete Novas Maravilhas da Natureza”: as Cataratas do Iguaçu, na divisa entre Brasil e Argentina.

 

Clique no ícone “Próxima página”, abaixo, para conhecer as informações na sequência recomendada ou explore o conteúdo a partir do menu no topo desta página.

Saíra.JPG

Saíra-lagarta (Tangara desmaresti): ave-símbolo do Observatório Ornitológico

Fotografia: Raphael Sobania