top of page
Search
  • Writer's pictureObservatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu

Na TV, programa Meu Paraná mostra aves raras


A edição do programa Meu Paraná deste sábado, 09/10, foi especial sobre aves na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral do Paraná. A equipe da reportagem se esforçou para exibir espécies raras e registrar a vocalização delas em parques e reservas naturais.



Equipe de reportagem registrou uma fêmea de picapauzinho-de-coleira ("Picumnus temminckii"), a menor espécie de pica-pau da Mata Atlântica. Imagem: Meu Paraná

Como parte do programa, o Meu Paraná esteve no Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, em Piraquara. Lá entrevistaram os proprietários da reserva, Elisabeth e Carlos Amaral, que falaram sobre a constituição da reserva e o levantamento da avifauna local, com 458 espécies. Nas filmagens produzidas no Observatório, o programa mostrou imagens e descreveu características do Trinca-ferro (Saltator similis), Tié-preto (Tachyphonus coronatus), Saíra-lagarta (Tangara desmaresti), Saíra-preciosa (Stilpnia preciosa), Picapauzinho-de-coleira (Picumnus temminckii), Surucuá-variado (Trogon surrucura) e a Choca-da-mata (Thamnophilus caerulescens).


O Meu Paraná também entrevistou pesquisadores e profissionais que trabalham com a conservação e observação de aves. O programa foi produzido e veiculado pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. A edição completa pode ser vista na página do programa na internet.

78 views
bottom of page