Buscar
  • Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu

CRBO apresenta nova edição da Lista de Aves do Brasil

Atualizado: 4 de out. de 2021

O Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Ornitologia, apresentou a nova edição da Lista das Aves do Brasil (Pacheco et al. 2021). Este produto é resultado de cinco anos e meio de trabalho voluntário iniciado após a publicação da versão anterior (Piacentini et al. 2015). O artigo técnico com a nova lista está disponível neste link: https://zenodo.org/record/5138368#.YP85uI5KhPb.


Nesta nova versão, a lista das aves registradas em território brasileiro passou de 1.919 para 1.971 espécies, resultado da descrição de novas espécies para a ciência, novos registros para o país, elevação ao nível de espécie de algumas subespécies, e espécies cuja presença foi documentada no Brasil nos últimos anos.


O canal da AvistarBrasil no Youtube realizou uma série de lives para comentar a publicação da nova lista. As transmissões estão disponíveis para serem visualizadas.


As listas de aves do Brasil produzidas pelo CBRO são uma referência importante para a

comunidade científica, especialmente a partir da sua publicação em formato de artigo. Além de serem amplamente aceitas no mundo acadêmico (mais de 500 citações), as listas do CBRO têm sido adotadas por instituições governamentais, como o ICMBio, e por plataformas colaborativas online, como WikiAves e Táxeus, atingindo não apenas cientistas, gestores e outros profissionais, mas também um crescente universo de observadores e fotógrafos de aves. A lista de aves do Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu também foi atualizada conforme a nova publicação do CBRO. Informações sobre a Avifauna do Observatório estão disponíveis em seu website.





37 visualizações