Atrativos

Atividades para o tempo todo

Passar algumas horas no Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu proporciona uma experiência de pleno contato com a natureza.  O sentimento de contemplação se amplia com o privilégio de descobrir o real significado de um trecho da Mata Atlântica ainda quase intacto no Brasil meridional.

Por toda a parte e a qualquer momento, são muitas as surpresas que a floresta proporciona ao visitante que está dentro dela, em meio às montanhas. A começar pelo visual muito próximo à linha divisória da cordilheira da Serra do Mar, entre as copas de frondosas árvores. Mirando a mesma paisagem, o que é tempo estável em um momento rapidamente se modifica em outro. Um bom exemplo é a espessa neblina serrana, que subitamente se impõe à paisagem, ora realçando, ora escondendo por completo os contornos da grande cordilheira.  

Além da beleza cênica, estar no Observatório Ornitológico reserva a oportunidade de ouvir e ver uma variedade enorme de aves e de outros animais que habitam a floresta tropical. O ar puro, a água cristalina e os sons da mata completam a cena e convidam o visitante a desestressar, meditar e contemplar uma natureza pujante e ainda primitiva. Tudo isso torna o Observatório Ornitológico um lugar único, capaz de despertar todos os sentidos.

Nas seções seguintes, seguem informações sobre a estrutura, as orientações para visitação e uma sugestão de roteiro de atividades, de modo que o visitante possa aproveitar e explorar todos os encantos do dia e da noite vividos no Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu.